Como o bom atendimento pode valorizar o produto

Muito mais do que a busca por produtos de qualidade e que satisfaçam seus desejos, o cliente procura um atendimento que se sobreponha as vantagens oferecidas pelo objeto. A qualidade do atendimento é uma das principais reclamações do cliente insatisfeito. Com isso, ele acaba sendo o que dita a conversão da oferta em venda efetiva.
O que muitas empresas que não investem em atendimento desconhecem é que o cliente topa pagar mais por um bom atendimento. Isso mesmo! A qualidade do atendimento pode ser considerada, sim, um diferencial competitivo.
Em meio a uma grande gama de produtos de qualidade muito semelhante, o grande diferencial se torna a experiência oferecida ao cliente. De modo que, investir nessa experiência tem se tornado uma prática bem comum entre empresas que querem se diferenciar da concorrência.
Um bom atendimento agrega valor ao produto, aumentando os lucros do negócio. Com isso, é possível cobrar um pouco mais pela qualidade do atendimento oferecido. Pois, o nível do atendimento prestado é proporcional ao nível de satisfação do cliente.

Lembrando que: quanto mais o cliente sente que a empresa ouve suas queixas e busca melhorar com base no que foi sugerido mais ele confia na marca. Pensando nisso, separamos algumas dicas para valorizar o produto. São elas:

 

Dica 1: Atendimento de qualidade

Quando falamos em qualidade logo pensamos nas particularidades do objeto, mas vai muito além disso. No princípio, quando se falava de qualidade, muitas empresas se preocupavam somente com o produto que estavam vendendo. Hoje, porém, a preocupação com a qualidade ampliou seu escopo, e invadiu a área atendimento ao cliente.
Para obter crescimento e sucesso nas vendas é preciso buscar oferecer uma capacitação aos colaboradores, para que desde a pré-venda até o pós-venda, haja um atendimento de qualidade, visando a fidelização e, pensando sempre em proporcionar uma experiência positiva para o consumidor.

Não apenas atendimento presencial é preciso investir no atendimento telefônico. Com ferramentas como o Call Tracking é possível medir o índice de conversão de vendas por meio telefônico.

Dica 2: Solução de problemas

Além de um bom atendimento e conversão de venda, a empresa precisa oferecer solução dos problemas aos clientes. O valor do produto depende da qualidade do atendimento oferecido no processo de compra. Além disso, um bom relacionamento com o cliente, buscando apresentar resolução de problemas e ofertas de qualidade, aumenta a confiança que ele tem na marca. Com isso, as chances de ele indicar a empresa a familiares e conhecidos fica ainda maior.
Com uma equipe de atendimento bem preparada, que tenha paciência para ouvir os clientes e que esteja disposta a resolver os problemas que aparecerem, eleva a qualidade do produto oferecido, deixando o cliente satisfeito e ansioso para realizar uma próxima compra.

Dica 3: Personalização do atendimento

Outra forma de agregar valor ao produto por meio do atendimento é investir em personalização.  Personalizar produtos para os clientes faz com que eles se sintam especiais e valorizados. Desse modo, quando o cliente recebe um atendimento que identifica como único, ele tende a achar que o produto também é único. Por consequência, acaba valorizando, ainda mais, o produto oferecido.

Produtos exclusivos movimentam as buscas do cliente, pois se ele acha que o produto tem muita procura e pouca oferta, logo estará disposto a pagar mais pelo produto. E diferentemente do que muitos acreditam, o que dá essa impressão de exclusividade é, justamente, o atendimento ao cliente. Um atendimento de qualidade faz com que o consumidor se sinta único, especial e insubstituível. O resultado é sempre a fidelização do cliente.


O investimento em atendimento é um dos mais rentáveis para a empresa, pois um bom atendimento tem o poder de atrair e fidelizar clientes, além de valorizar o produto ou serviço oferecido.