O que são HTML e CSS e para que servem

Para fazer um site, o planejamento é um dos passos mais essenciais e vai impactar de modo direto no impacto do seu projeto, e principalmente, no retorno financeiro.

Um site bem estruturado, rápido, e com conteúdo relevante e que agregue valor ao público-alvo, pode fazer várias vendas e diversas oportunidades. Dessa forma você precisa fazer um site fantástico!

Mas o que acontece se você quer aprender a estrutura básica de um website? Neste artigo, vamos falar sobre HTML e CSS, que é a estrutura básica de qualquer website.

Se você quer aprender a desenvolver sites inteligentes, aconselhamos este curso de desenvolvimento PHP.

HTML (HyperText Markup Language)

Ao contrário do que muitos podem acreditar, HTML não é uma linguagem de programação mas sim uma linguagem de marcação, como seu próprio nome diz. Ela foi criada na época em que os cientistas e militares estavam começando a substituir informações sobre os cálculos computacionais.

De uma forma bem direta, a linguagem é um conjunto de marcações e códigos para definir como um conteúdo será formatado e exibido.

Imagine uma revista.

Uma revista possui sua aparência, suas cores, títulos, sumário, no momento em que o assembleia termina numa passagem, todo o conteúdo é inserido através de tags em HTML. Isso são regras de formatação, um conjunto de modelos, ordens, para que o artigo seja proposto. É a marcação, a formatação do conteúdo.

Este é o trabalho do HTML, cuidar da disposição, e do conteúdo.

CSS

Até há alguns anos atrás, em todo layout que você criava, tinha que replicar em todas as páginas. Isso significa repetir muito código como a cor das fontes, imagem de fundo, figuras e tudo que se refere ao jeito da aparência. Imagine um portal que possui milhões de páginas.

Isso realmente seria muito trabalhoso e tornaria a manutenção do site impossível.

E quem criava o artigo, tinha que se recriar jeito dos artigos anteriores e por sua vez, continuar repetindo código. Porém, para nossa felicidade, hoje em dia usamos um conceito conhecido por CSS (Cascade Sheet Style), que é uma série de regras que definem como o conteúdo será exibido para o usuário final.

O principal benefício do CSS é que reúne todas as orientações de layout em um único local. Por isso, caso você queira modificar a forma como seu site é exibido, basta você modificar apenas os arquivos CSS.