Qual é a importância do design UI UX em um processo de desenvolvimento de aplicativos?

A maioria das pessoas que usam mídia digital está em celulares ou desktops. Ambas as plataformas têm a maioria dos usuários digitais. Os desktops são ótimos para acesso rápido a páginas da Web e telefones celulares são ótimos para criar engajamento. Porém, não podemos enfatizar o suficiente sobre a popularidade de celulares e tecnologias relacionadas a dispositivos móveis. Com esse avanço, as pessoas agora estão procurando gastar menos tempo para fazer mais sem ter problemas para lidar.

Aplicativos móveis são uma das maiores razões pelas quais as pessoas estão migrando. Em 2017, o número de downloads de aplicativos foi de 197 bilhões e, segundo se diz, chega a 353 bilhões no ano de 2021. As pessoas estão correndo para os aplicativos móveis por causa de sua funcionalidade e capacidade de fazer as coisas rapidamente. Mas o que torna os aplicativos móveis melhores?

UI design do aplicativo UX é uma das respostas. O design de um aplicativo aprimora a experiência do usuário, que é o maior fator que garante o sucesso de um aplicativo. A maioria dos usuários prefere um aplicativo que tenha designs simples, mas elegantes e tenha bom desempenho. O design da interface do usuário para aplicativos móveis não deve ser tal que atrase o desempenho do aplicativo. Isso resultará em um usuário frustrado, eventualmente, desinstalando o aplicativo.

Para entender a importância do design da UI / UX de aplicativos para dispositivos móveis, vamos entender bem os dois termos.

O que é interface do usuário?

A abreviação UI significa User Interface. É o modo pelo qual os usuários podem interagir com qualquer aplicativo para dispositivos móveis. O design da interface do usuário para aplicativos móveis é voltado para interações fáceis, agradáveis ​​e eficazes entre os usuários e o aplicativo. UI em TI é qualquer dispositivo que permite aos usuários interagir com monitores, telas ou dispositivos móveis. O objetivo principal da interface do usuário é fornecer a melhor interação possível.

O que é UX?

UX significa experiência do usuário. A ideia da UX é criar um sistema que ofereça a melhor experiência para os usuários. O objetivo do projeto de aplicativo para dispositivos móveis da UX é transformar os clientes em clientes fiéis, proporcionando uma experiência positiva para eles. A UX é responsável por uma jornada de usuários por meio do aplicativo ou website para dispositivos móveis que decide o sucesso do negócio.

O design UX da interface do usuário do aplicativo para dispositivos móveis é sempre organizado, pois são complementares entre si. Para que um aplicativo seja bem-sucedido, o design do aplicativo UI UX deve ser o melhor.

Quais são os resultados da interface do usuário e do UX?

O trabalho de qualquer designer UI / UX tem muitas fases. Durante o processo de design de UI e UX, várias entregas são criadas para os clientes. Essas entregas são criadas por motivos como melhor comunicação com os clientes, documentação ou apresentação das idéias de maneira adequada. Tanto UI quanto UX têm seus resultados separados, vamos dar uma olhada.

A. Entregas da interface do usuário

Placas de Humor

Placas de humor são usadas para apresentar idéias inovadoras de uma forma que todos entendam. Ele ajuda os clientes a entender a ideia do aplicativo em que o designer estará trabalhando.

Designs visuais

Os designs visuais ajudarão a entender os efeitos dos elementos em um design. Os efeitos de elementos como fotografia, tipografia, espaço, cores, layouts, imagens, etc. são melhor compreendidos com designs visuais.

Prototipagem Dinâmica

Outra das entregas da interface do usuário é os protótipos dinâmicos. Os protótipos ajudam a melhorar o funcionamento geral do aplicativo, além de melhorar quando e como necessário. Com protótipos dinâmicos, a interface do usuário pode ser construída de acordo com o desejo dos clientes.

B. Entregas de UX

Relatório de análise competitiva

O relatório de análise competitiva é criado para medir o nível de concorrência do seu aplicativo. Todos os esforços vão em vão se o aplicativo estiver em um mercado altamente competitivo ou se não estiver preparado para vencer os concorrentes. Com um relatório de análise competitiva, a força e a fraqueza do aplicativo do concorrente podem ser descobertas.

Personas do usuário

Os designers precisam garantir que o cliente entenda o que seus clientes precisam e esperam dos produtos. Criar uma buyer persona não só ajuda a entender o comportamento do cliente, mas também a comunicar o mesmo aos clientes. O processo de UX envolve pesquisas com usuários para aprender o padrão comportamental.

Viagens do usuário, mapas de experiência e fluxos de usuários

Os mapas de experiência mostram o comportamento geral dos usuários em relação a um produto. As expectativas, tempo gasto, reações, pensamentos, necessidades, etc. são todos exibidos nos mapas de experiência.

Viagens do usuário ou fluxos de usuários são etapas específicas executadas pelo usuário para interagir em diferentes estágios do produto. Estas podem ser as interações atuais ou a interação potencial com um produto.

Protótipos interativos

A prototipagem interativa é outra das entregas do UX. Prototipagem rudimentar economiza muito tempo e esforço e funciona bem o suficiente para fazer o trabalho. Os protótipos ajudam a demonstrar como o produto real funcionará quando estiver totalmente desenvolvido. Também ajuda o designer a comunicar melhor as ideias.

Por que a interface do usuário / UX em aplicativos móveis é importante?

Para saber a importância do design de UI / UX de aplicativos para dispositivos móveis é obrigatório. A maioria dos desenvolvedores cria um aplicativo com ótimo desempenho, mas não consegue se concentrar no design que leva à queda do aplicativo. O equilíbrio entre a funcionalidade e o design UX da interface do usuário de um aplicativo é difícil de manter, mas é isso que precisa ser feito.

Para responder à pergunta: “Por que a interface do usuário / UX em aplicativos para dispositivos móveis é importante?”, Vamos ver os indicadores abaixo:

Atrai usuários

Diz um ditado: ‘ Um bom professor é aquele que agarra e chama a atenção dos alunos e depois ensina as lições. ‘. Este ditado é muito apropriado para designs UX de interface do usuário de aplicativos para dispositivos móveis. Os designs chamam a atenção dos usuários e garantem que eles gastem o máximo de tempo possível no aplicativo. No entanto, os usuários devem ser capazes de entender os designs e a navegação bem o suficiente para permanecer por um longo período.

Cria uma boa impressão

Para uma empresa iniciante ou qualquer pequena empresa, uma boa interface do usuário é uma maneira de criar a primeira impressão. Quando os usuários acessam seu aplicativo, eles devem ser fisgados imediatamente para que eles voltem novamente. Um bom aplicativo tem maior tempo de uso e isso pode ser feito com o design UX da interface do usuário do aplicativo.

Entre em destaque nas lojas de aplicativos

Se um aplicativo para dispositivos móveis é bom ou não, é determinado por quantos usuários gostam dele. As avaliações e resenhas de usuários satisfeitos levarão seu aplicativo para celular às principais listas. Para que seu aplicativo seja exibido na Play Store ou na App Store, verifique se os usuários recebem uma boa interface do usuário. ser destaque nas principais listas de qualquer categoria trará mais tração ao seu aplicativo.

Receba clientes fiéis

Aplicativos atraentes têm mais usuários e é um fato. Aplicativos como Instagram, Facebook, Candy Crush, etc. têm ótima UI / UX que atraiu milhões de usuários para eles. A satisfação que vem da excelente experiência do usuário é o que torna os usuários leais. O boca a boca é outra razão pela qual a interface do usuário / UX em aplicativos móveis é importante.

Agora que você viu a importância do design de UI / UX de aplicativos para dispositivos móveis, vamos avançar no conceito. É uma suposição comum que, se você tiver dominado o design de UX e UI de aplicativo para dispositivos móveis, não precisará de dicas para aprimoramento. No entanto, não há mal nenhum em passar por algumas ótimas dicas para o design UI UX.

Dicas para melhorar o aplicativo de design UX da interface do usuário

Use elementos convencionais

Usar elementos familiares no aplicativo economizará tempo para os usuários. Eles podem aprender rapidamente o aplicativo sem ficar confuso. Elementos como botões, ícones, cores e símbolos devem ser projetados da maneira como são projetados na maioria dos aplicativos. Quanto mais rápido os usuários aprenderem a operar o aplicativo, maiores serão as chances de gostar do aplicativo.

Manter a uniformidade

É muito importante que o design seja uniforme em todas as janelas. A uniformidade mostra a qualidade do trabalho colocado no design UI UX do aplicativo. Não apenas com ícones ou botões, mas as cores e padrões também devem ser os mesmos em todas as mídias.

Empregue o designer certo de UI e UX

Se você está se concentrando no design e na experiência da interface do usuário do aplicativo para dispositivos móveis, é altamente recomendável trabalhar com os especialistas. Você também pode terceirizar o desenvolvimento de aplicativos para seu aplicativo de uma agência de desenvolvimento de aplicativos especializada para garantir que os designs de UX da interface do usuário estejam no ponto. Os designers de UX da interface do usuário devem entender toda a interação do usuário de ponta a ponta e incorporá-los ao aplicativo.

Tornar o mais interativo possível

Um aplicativo interativo é melhor que um não interativo e isso é um fato. Quando você permite que os usuários interajam com o aplicativo, ele cria uma conexão entre eles. Aplicativos interativos dão liberdade aos usuários para navegar por diferentes janelas.

Não dificulte a velocidade do aplicativo

A velocidade do aplicativo é tão importante quanto o design. As startups cometem esse erro pensando que o aplicativo só precisa de aparência para atrair usuários. Mas a verdade é que o funcionamento do aplicativo é tão importante quanto. O aplicativo móvel precisa ser rápido e ter um bom design de interface de aplicativo móvel.

Mantenha tudo simples e não complique as coisas

Se um recurso pode ser colocado de uma maneira simples, não há necessidade de exagerar. Os usuários apreciarão a simplicidade tanto quanto o aplicativo geral. Projetos complicados deixam os usuários de aplicativos confusos ou furiosos e não queremos nenhum deles. Também é visto que aplicativos com design simples têm mais usuários do que complicados.

Mantenha o foco em coisas limitadas

Muitas vezes, o design de aplicativos UX da interface do usuário concentra-se em tantos elementos ao mesmo tempo que toda a experiência do usuário fica ruim. Se muita coisa está acontecendo na tela, isso não permitirá que o usuário se concentre no conteúdo do aplicativo. A superlotação de conteúdo na tela é outra maneira de perder rapidamente os usuários.

As últimas tendências de design UI UX para 2019

Para começar com o melhor design de interface do usuário do aplicativo para dispositivos móveis, vamos ver o que as tendências de 2019 seguirão. Os serviços de design UI UX por empresas de desenvolvimento de aplicativos móveis geralmente seguem as tendências estritamente, o que os torna uma ótima opção para o design de aplicativos. Mas se você estiver fazendo isso sozinho, essas tendências de design do 2019 UI UX irão ajudá-lo.

Animação

Animação

A animação em aplicativos ou páginas da Web os torna mais visualmente atraentes. Ele se conecta com os clientes mais do que qualquer outro design. Os designers estão usando essa ferramenta para criar um impacto positivo nos usuários com a ajuda de animações significativas. Anteriormente, as coisas eram simples com logotipos, ícones, botões, etc., mas agora estão acontecendo botões, ícones e até logotipos animados. Em 2019, a animação será uma das tendências para o design da UI UX.

Ilustrações digitais para a web

Ilustrações digitais para a web

Ilustrações digitais personalizadas são a nova tendência em 2019. Essas ilustrações são usadas principalmente em interfaces da web. Acrescenta cores, desenhos e torna a informação mais interessante. Blogs e sites de serviços usam essas ilustrações para embelezar seu site e apresentar informações simples de uma forma extravagante.

Projetos 3D

Projetos 3D

O 3D será usado na interface para oferecer um design mais impactante. Já está sendo usado em jogos e filmes e funciona perfeitamente. Mas a indústria móvel também pode conseguir isso combinando animação e projetos em 3D. O skeuomorfismo vai retornar como uma tendência em 2019.

Tela dividida

Tela dividida

A tendência de tela dividida é uma das tendências mais quentes em 2019. A ideia de usar duas telas juntas, seja em sites ou telefones celulares, é incrível! A tendência voltou depois de um curto intervalo e parece mais viva do que nunca. A tela dividida no celular permite mais interação com o usuário, proporcionando visuais esteticamente atraentes.

Interface de voz

Interface de voz

O Google Home e o Alexa assumiram o mundo do assistente de voz. Essas duas tecnologias estão sendo usadas pelas pessoas para fazer tudo e qualquer coisa. As pesquisas por voz estão se tornando cada vez mais populares e, em 2020, 50% das buscas serão baseadas em voz. Os usuários estão preferindo opções sem botões para realizar suas tarefas diárias.

Fontes variáveis

Fontes variáveis

As fontes que se encaixam em qualquer espaço de gravação terão outro lugar nas tendências de design do 2019 UI UX. Anteriormente, inserir texto em espaços de escrita tinha limitações ao ajuste. Também fez com que os designers enviassem vários arquivos para os designs de fonte usados. Mas fontes variáveis ​​são uma ótima solução para isso, pois só precisa de um arquivo para qualquer projeto.

Esta foi a nossa opinião sobre os designs de UI e UX de aplicativos para dispositivos móveis e sua importância.

Artigo escrito pela equipe de conteúdo da HunterApp, empresa de desenvolvimento de aplicativos. Visite https://www.hunterapp.app/