Dicas para fazer provas de concursos público

Quem é concurseiro sabe que o dia D é o tão esperado dia da avaliação! Diversos candidatos acabam perdendo pontos específicos porque não sabem como lidar com tamanha etapa.

Quem costuma ficar muito nervoso, por exemplo, pode presenciar o conhecido “branco”, e não conseguir realizar as questões da avaliação. Pensando nisso, confira algumas dicas essenciais para fazer provas de concursos públicos, sem stress!

Durma bem

Ter uma excelente noite de sono antes da prova é imprescindível. Dormir bem faz com que você acorde bem e preparado para manter o foco na avaliação do seu Concurso Público. Quando a mente está cansada, o pensamento se atrapalha. É preciso que o seu cérebro esteja funcionando adequadamente no dia, a seguir.

Evite farras

No dia anterior à prova, evite sair com os amigos, namorada(o), bem como beber ou farrear. Inclusive, não é o momento de discutir a relação ou ter conflitos com a família. Prepare-se e evite problemas!

“Marmelada antes da morte, mata”

Quem nunca ouviu esse ditado, não é mesmo? Quer dizer, basicamente, que você não deve passar a noite anterior estudando. Pelo contrário! Esqueça a prova. Assista um filme, distraia-se. O ideal é dormir tranquilo. Tudo o que você precisava aprender, já está guardado em sua mente. Relaxe.

Prepare-se antes!

É importante separar o vestuário e os materiais que utilizará no dia da prova, antes. Não faça isso minutos antes de sair de casa. Isso pode desencadear um nervosismo absurdo, e atrapalhar o seu desempenho na avaliação.

Não exagere no café da manhã/ almoço

Assim que acordar, coma bem, mas não exagere. É essencial que você esteja bem alimentado, mas não estufado. Comer demais pode atrapalhar efetivamente o seu conforto na hora de realizar a prova.

Esteja adiantado

Sair antes de casa é importante. Esteja, pelo menos, uns vinte minutos adiantado. Isso evitará stress ou a possibilidade de perda do horário. 

Use uma roupa confortável

É importante que você esteja vestindo uma roupa confortável, fresca, como um moletom ou afim. Mas cuide para não passar calor ou muito frio. Isso depende muito do ambiente. Esteja preparado para ambos.

Leve água e chocolate

Não esqueça de levar um chocolate para comer durante a prova, pois é possível que um pouco de nervosismo dê fome. Além disso, o tempo de prova provavelmente dê propensão a isso. Leve água. A bebida e a glicose são dois elementos importantes para que você funcione de forma adequada na prova.

Relaxe

Antes de dar início a sua prova, tente se acalmar e ficar relaxado. O ideal é treinar a respiração lentamente, oxigenando o cérebro.

O concurso público é uma chance de mudar de vida. Não torne a prova uma necessidade. Se não conseguir um bom resultado, existirão outras oportunidades. Tente relaxar e faça uma prova sem cobranças psicológicas!