Dicas para melhorar na redação

Será que essa palavra é bonita? Será que agora coloco vírgula? Será que estou repetindo a mesma palavra?

Se você já esteve de frente a uma redação, e te deve dúvida sobre pontuação ou quais palavras utilizar, não tenha dúvida: você não está sozinho.

Estas são somente algumas das inúmeras dúvidas que todos nós podemos ter no momento de escrever uma redação, e assim condensar as ideias em um artigo definitivo. Dificuldades na ortografia, pontuação, objetividade das ideias, conformidade, concentração fazem diversos estudantes sofrerem no momento de realizar um artigo. Recebo, todos os dias, dezenas de mensagens falando sobre isto.

Por isso, separamos algumas dicas bem pontuais para, aos poucos, você diminuir o medo de escrever textos profissionais, dentro de um padrão definitivo de utilização. Caso você queira melhorar seu português, nós aconselhamos o curso Português Prático.

Comece a escrever sem julgamentos

Nada pior que travar sua ideia por conta de um dificuldade a posição de sinais gráfico ou ponto ou uma vírgula naquela citação. Desenvolva sua obra, em seguida pense em regras.

Se possui incerteza ortográfica, procure um bom dicionário. Se acha ele fatigante e difícil para buscar, use as versões na internet. São muitas opções disponíveis nos dias de hoje com excelente qualidade.

Depois de findar a primeira versão do artigo, faça uma revisão detalhada. Com toda a firmeza, você já vai realizar ajustes.

Treine bastante

Tenha em mente de fazer uma boa redação requer treino, assim como qualquer atividade na nossa vida.

Por exemplo, um jogador de futebol pode encontra-se horas por dia treinando as técnicas para melhorar sua atividade esportiva. Dessa forma, ao longo o jogo, quem treina mais, acerta mais. Com redação segue a mesma lógica. Quanto mais escreve, com certeza, se aperfeiçoa.

Falando em treino, não se esqueça: leia bastante! Sem uma leitura diária, você de modo algum terá referência para escrever de modo aceitável. E leia sem preconceitos. Leia o que aprecia, o que necessita e o que indicam. Gibis, artigos, livros, jornais, revistas, blogs. Ler é constantemente válido. Transforme a leitura em um comportamento saudável e, em pouco tempo, irá ver a diferença.

Garanto que todos os privilegiados com o habilidade da hábito escrevem constantemente. Então, com habilidade ou sem habilidade, para escrever bem, necessita de treino.

Não dê tanto enfoque às críticas

Não se preocupe com mudanças que professores e chefes podem fazer do seu conteúdo.

A obra da hábito é uma coisa individual. O mesmo artigo pode ser escrito de formas totalmente distintos e, ao mesmo tempo, maravilhosas.  A sua redação não será mais errada ou mais certa por conta da opinião de terceiros. É somente distinto.

O que necessita ser realizado é um direcionamento com a manifestação do propósito e também se está adequado em relação as regras do português.

A oralidade e a hábito são modalidades distintas de qualquer idioma. Ambas contem qualidades e metas diferentes. Seu artigo bem escrito pode não ter o mesmo resultado em uma comunicação oral. E uma comunicação oral pode não realizar intuito um no momento em que for transcrita.

Conclusão

Acredito que este artigo possa ter te dado uma luz sobre como melhorar sua redação. Se gostou, deixe seu comentário em nosso blog e também compartilhe em suas redes sociais favoritas.

O essencial mesmo é: não tenha medo fazer redações formais. Treine, estude e leia muito. Dê uma momento para sua personalidade criativa.