Plano de saúde: O que deve cobrir

Você está prestes a contratar um plano de saúde e deseja saber o que ele deve cobrir, a fim de escolher uma entre as tantas opções de planos disponíveis no mercado? Confira aqui neste artigo os itens que deve levar em consideração na contratação do plano, incluindo seus benefícios e serviços.

Serviços oferecidos em um plano de saúde

A maioria dos planos de saúde cobrirá um conjunto de serviços preventivos sem nenhum custo a mais para você. Isso inclui vacinas e certos testes.

Caso adquira um plano por meio de um mercado de seguros de saúde, seu seguro cobrirá serviços preventivos, como os mencionados a seguir:

Serviços ambulatoriais para pacientes (atendimento ambulatorial que você recebe sem ser internado em um hospital e sem a necessidade de equipamentos médicos complexos);

  • Serviços de emergência;
  • Hospitalização (como cirurgia);
  • Cuidados com a maternidade e o recém-nascido (cuidados antes e depois do nascimento do bebê);
  • Serviços de saúde mental e transtorno do abuso de substâncias, incluindo tratamento comportamental de saúde (aconselhamento e psicoterapia);
  • Medicamentos prescritos;
  • Serviços e dispositivos de reabilitação e habilitação (serviços e dispositivos para ajudar pessoas com lesões, deficiências ou condições crônicas a obter ou recuperar habilidades mentais e físicas);
  • Serviços laboratoriais;
  • Serviços de prevenção e bem-estar e gestão de doenças crônicas;
  • Serviços pediátricos;

Como escolher o plano de saúde

Entre os diversos planos de saúde para seu bem-estar, você pode escolher desde o mais básico ao que inclui opções abrangentes, que no caso seria o plano preventivo ou o plano mais extenso (quanto mais assistência, mais caro é o plano).

Independente do plano de saúde, o serviço preventivo que é de extrema importância será incluído. Confira quais as necessidades esse tipo de serviço atende:

Serviços preventivos

Os serviços preventivos podem detectar uma doença ou ajudar a preveni-las. Os tipos de serviços preventivos necessários dependem do sexo, idade, histórico médico e histórico familiar. Alguns serviços preventivos cobertos incluem testes de pressão arterial, exames de rastreamento do câncer do colo do útero, exames de HIV, vacinas e visitas de controle para mulheres.

A cobertura dos serviços preventivos também varia de acordo com o estado, portanto, revise cuidadosamente os serviços cobertos em sua região.

Esse tipo de serviço é essencial para diagnosticar e tratar problemas de saúde, além de realizar os exames de rotina. No entanto, não cobrem necessidades médicas mais complexas.

Ao selecionar seu plano é preciso pensar não somente no custo, mas nas suas necessidades e de sua família, a fim de escolher a melhor opção.