O Que É Dropshipping E Como Pode Ajudá-Lo A Ganhar Dinheiro Online?

Dropshipping está na moda e tornou-se uma maneira fácil de ganhar dinheiro online para muitos pequenos empresários.

Neste artigo analisamos o que é essa nova maneira de vender na Internet e quais são as diferenças, vantagens e desvantagens em relação a um comércio eletrônico normal.

Além disso, damos-lhe alguns conselhos práticos para dedicar-se a esta atividade, com menção específica a duas ferramentas úteis: Oberlo e Debitoor .

O Que É O Dropshipping

A dropshipping é um dos muitos termos importados do inglês no contexto da Internet.

Essa técnica comercial refere-se a lojas (nesse caso, lojas on-line) que vendem produtos a clientes de terceiros … sem possuí-los fisicamente.

Portanto, o gerente de uma loja que trabalha dessa maneira é, antes, um intermediário que, ao fazer a venda, obtém uma margem de lucro depois de descontar o pagamento feito ao fornecedor.

Estes são, portanto, os protagonistas da triangulação: o cliente final, o vendedor (responsável pela loja online) e o fornecedor (o titular dos artigos).

E este seria o esquema de resumo:

  • A loja online de dropshipping anuncia um produto em seu site
  • Um cliente interessado compra
  • A loja online entra em contato com o provedor (dropshipper) que possui o item para que seja enviado diretamente ao cliente. Para evitar confusão, o provedor pode fazer envios “mascarados”, isto é, nos quais ele não se inclui como remetente

Como dissemos, é na verdade um método que tem sido usado antes e que é muito comum em certos setores, por exemplo, os livreiros: se o pedido é muito grande (muitas unidades para bibliotecas ou escolas), peça ao editor para envie-os diretamente para o cliente.

E hoje, alguns gigantes do comércio online também recorrem a essa técnica para ganhar muito dinheiro, como acontece frequentemente com a Amazon.

E transferido para o mundo da Internet, um comércio eletrônico normal funciona como uma loja convencional, apenas que ele vende na Internet: possui produtos próprios ou de terceiros em estoque em seu próprio depósito, e lida com a remessa.

Mas uma loja online dedicada a dropshipping nem os envia.

E, apesar disso, deve enfrentar o cliente final: ele deve processar suas reclamações, oferecer serviços a ela, emitir a fatura quando necessário, etc.

Este último é, por outro lado, a principal loja de diferença dropshipping em relação a um simples programa de afiliados, você é responsável pela cobrança de uma comissão de corretagem para redirecionar o cliente potencial para o vendedor, mas nem carga-los nem devem Fornecer qualquer tipo de serviço pós-venda.

Vantagens E Desvantagens Do Dropshipping

Como tudo o que acontece em um ambiente comercial, o dropshipping tem suas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens estão:

  • Muito pequeno investimento inicial: qualquer que seja a base jurídica escolhida para operar (corporação, autônomo, etc.), tudo que você precisa para vender desta forma é uma página web, se possível em um garantias plataforma como Shopify, Prestashop ou semelhante
  • Despesas fixas mínimas: não há necessidade de gastar dinheiro com o aluguel ou compra de uma loja ou a contratação de garçons de armazém. Mais uma vez, as despesas fixas podem ser limitadas aos custos básicos de um site e pouco mais
  • Não há perdas econômicas devido à não colocação de ações: por não possuir os produtos, você não perde dinheiro com eles, especialmente se você usar um software de importação automática de artigos, como veremos abaixo
  • Sem esforços logísticos, é o fornecedor responsável pela preparação de encomendas e contratação de serviços de encomendas.

E quanto às desvantagens, há três para levar em conta:

  • A batalha da competição é acirrada: ao adicionar mais um elo na cadeia, o vendedor deve aumentar ligeiramente o preço. Mas não muito, porque o cliente poderia encontrá-los mais barato em uma loja online convencional. Portanto, o equilíbrio entre a margem de lucro e o preço final é bastante delicado
  • O vendedor não tem controle sobre o processo de processamento e envio: ele não tem contato físico com os produtos, então ele não sabe realmente em que estado eles estão ou em que estado eles chegam.
  • É necessário fazer um esforço em termos de marketing on-line: redes sociais, email marketing, SEM e SEO para alcançar uma posição à frente de outras lojas online convencionais com os mesmos produtos.

Dicas Úteis Sobre Dropshipping

Para atenuar os efeitos dessas desvantagens, o vendedor deve seguir uma série de dicas.

Por exemplo, procure um nicho na Internet onde não haja muita concorrência. O curso Mini site ninja pode lhe ajudar a achar um nicho de mercado com baixa concorrância.

Portanto, embora o preço de venda seja maior, os clientes finais não terão escolha a não ser recorrer à loja de dropshipping.

Por outro lado, é essencial obter fornecedores realmente sérios para que surjam as menores reclamações possíveis, tanto na preparação do pedido quanto no embarque.

E, finalmente, para agilizar a operação do e-Commerce, será útil ter ferramentas automatizadas em alguns processos internos.

Por exemplo, o Oberlo, um software que permite importar diretamente produtos de fornecedores, calcula automaticamente os preços finais de venda com base em uma margem desejada, etc.

E, por outro lado, o Debitoor é uma ferramenta de cobrança on-line que possui recursos interessantes para dropshipping, como a preparação de faturas em tempo real, a partir de diferentes dispositivos, seguindo a solicitação de um cliente.