Oxímetro de dedo para que serve?

Conforme o tempo passa, a tecnologia para diferentes setores evolui e para o campo da saúde não é diferente. Todos os dias sabemos de equipamentos que podem monitorar e até diagnosticar doenças e situações pelas quais o paciente possa passar futuramente ou estar passando.

Seu corpo possui uma quantidade certa de oxigênio, o qual obrigatoriamente deve estar circulando por todo o seu corpo para que seja constatado sua saúde. No entanto, se este nível se mostra baixo, seja por qualquer problema, exames devem ser feitos como uma forma de encontrar o causador.

O oxímetro de dedo é um equipamento médico muito útil para auxiliar profissionais a monitorarem o estado respiratório de seus pacientes. Entenda mais no artigo.

O que é um oxímetro de dedo exatamente?

Trata-se de um produto hospitalar usado para a medição percentual de hemoglobinas arteriais, em outras palavras, serve para indicar a oxigenação e quantidade de sangue que está passando pelo seu corpo em tempo real.

Muitos profissionais o usam com bastante frequência, para exames ou quando se está internado. Você, com certeza, já deve ter usado quando esteve no hospital por algum motivo. Ele é colocado em seu dedo e dessa forma é feita a monitoração.

Ele não possui agulhas ou qualquer necessidade de ser posto internamente em seu dedo. Basta ser posto como um grampo de roupas, nesse caso, a roupa seria seu dedo.

Sua tecnologia

Não se pode negar que a tecnologia deste pequeno aparelho é fascinante e seu funcionamento é por meio de espectrofotometria, nome complicado esse. O equipamento realiza a medição, por meio de sensores ópticos, dos espectros de luz que são gerados pelos sinais elétricos que o seu corpo produz.

Como sabemos, se colocarmos dois dedos no pulso, sentiremos uma pulsação. Essa pulsação do sangue pode ser percebida pelos sensores do oxímetro no dedo e através da saturação é identificado o nível se sangue transportado. A oxigenação é lida através dessa saturação, quanto mais forte foi o brilho que o aparelho captar, mais saturação de oxigênio vai ter.

Uma rápida manutenção

O oxímetro de dedo é um dos produtos hospitalares com a manutenção mais simples que requer apena suma calibração anual para seu funcionamento correto. É também recomendado que existe isolamentos nos circuitos que o compõem, para evitar interferências.

A importância do oxigênio no sangue

Respirar é uma ação automática de qualquer ser vivo, é ela que transmite ao nosso organismo o oxigênio que o faz funcionar corretamente. Quando este se compromete é necessário que recebamos um auxílio a mais, ou seja, máscaras de oxigênio, inaladores ou mesmo, em casos mais sérios, tubos que levam o ar diretamente para os nossos pulmões.O oxímetro de dedo vai ajudar o profissional a identificar se você necessita de algum tipo de ajuda para oxigenar seu organismo. Esse problema pode ser gerado por várias doenças que afetam os pulmões.